sábado, 30 de julho de 2016

Equilíbrio Intestinal

O intestino humano possui dez vezes mais bactérias, o que representa 100 vezes mais que o número total de células do organismo, sendo assim, o intestino é o habitat de aproximadamente 100 trilhões de micro-organismos, com mais de 400 espécies bacterianas de importância vital para a nossa saúde.
A microbiota intestinal apresenta um complexo equilíbrio entre os micro-organismos que normalmente residem no trato gastrintestinal, que têm papel muito importante na nutrição, fisiologia e regulação do sistema imune.
       Este equilíbrio é conferido pela interação entre bactérias probióticas que exercem efeitos benéficos sobre a nossa saúde como:
  • Síntese de vitaminas do complexo B;
  • Síntese de enzimas digestivas;
  • Regula o trânsito intestinal;
  • Aumento na absorção de nutrientes;
  • Melhora da imunidade;
  • Redução nos níveis de colesterol plasmático.

Devido ao aumento do consumo de alimentos processados, pobres em fibras, rica em açúcares simples e hábitos como mastigar pouco os alimentos, consumo de líquidos em alta quantidade junto às refeições fazem com que ocorra um desequilíbrio intestinal.
Para que ocorra um efeito continuo, tanto probióticos quanto pre-bióticos devem ser ingeridos diariamente, aumentando os efeitos benéficos para manter a microbiota intestinal saudável, proporcionando uma melhora na qualidade de vida.  
Referências Bibliográficas:
Macedo et al. (Ciênc. Tecnol. Aliment., Campinas, 28(3): 509-519, jul.-set. 2008)
World Gastroenterology Organisation, 2011
Fonte: Dr Christian Santos - Nutricionista Esportivo e Nutrição Estética - CRN: 45338-3

Nenhum comentário:

Postar um comentário