domingo, 11 de setembro de 2016

Diário de Uma Grávida - 14ª Semana



No diário de uma grávida dessa semana, vou falar um pouco da cefaleia e novamente sobre a rinite gestacional.

Essa semana não houve nenhuma alteração tão evidente. Tenho notado uma melhora no cansaço e no sono, o apetite que já havia aumentado na semana passada, se manteve.

Já sofria de enxaquecas desde novinha e agora na gestação, elas pioraram bastante, o que também voltou foi a rinite gestacional, mas isso já era previsto. A médica já havia me alertado que esse problema iria oscilar durante a gestação toda.




Falando um pouco sobre Enxaqueca na Gestação: 

A Cefaleia na gestação ocorre por conta das alterações hormonais, o aumento do estrógeno leva a um congestionamento sanguíneo e à vasodilatação que aumenta as cefaleias.
Outras causas deste desconforto são as alterações metabólicas que se produzem nos primeiros meses (é frequente uma diminuição da glicose sanguínea que induz uma diminuição da tensão arterial acompanhada de enjoos e cefaleia) e o aumento do volume de sangue que se acompanha de hipotensão e vasodilatação sanguínea.




Falando um pouco sobre Rinite Gestacional:

O hormônio progesterona é o responsável por esse probleminha chamado rinite gestacional. Ela aumenta a circulação nas membranas mucosas do nariz, fazendo com que se inchem. Embora, infelizmente, não existam muitos tratamentos, podemos usar um umidificador, lavar o nariz com soro fisiológico (é o que tenho feito). Apenas certifique-se de ficar longe de sprays nasais contendo anti-histamínico e vasoconstritores.

Essa semana utilizei a dica das amigas sobre colocar o elástico para segurar o botão da calça! Deu certo! Rsrs...



Sobre o baby: de acordo com o aplicativo*, essa semana ele está do tamanho de um limão siciliano e mede aproximadamente 9 cm. O bebê exercita os músculos faciais do rosto, apertando os olhos, franzindo as sobrancelhas e fazendo caretas. No final dessa semana, os braços do bebê estarão proporcionais ao resto do corpo. Uma fina penugem começa a cobrir todo o corpo do bebê.



Por essa semana é só.

Beijos e até semana que vem!


*Aplicativo Baby Center





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário