quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Fisioterapia para Reta Final da Gestação



Hoje eu e Maria fomos fazer nossa primeira sessão de fisioterapia voltada para saúde da mulher, na Clínica Homeostase em Campinas.

Foi incrível!! Esse tipo de fisioterapia, é um procedimento, que infelizmente é pouco divulgado, mas é fantástico para as gestantes. 

Fizemos exercícios de alongamento, relaxamento, controle de respiração, entre outros...

Essa fisioterapia é fundamental para a consciência corporal da mãe, principalmente na hora do parto. Ao longo das sessões vamos trabalhar para o preparo deste momento tão importante que é o parto.

Estou sendo atendida pela Érica que é fisioterapeuta especializada em gestante, que além de nos tratar super bem e com muito carinho, entende demais do assunto!

Maria gostou demais da sessão!! Se mexeu, virou, parou e se mexeu de novo! Rsrs...



Mas afinal que tipo de fisioterapia é essa?

A fisioterapia para saúde da mulher voltada para obstetrícia é uma especialidade de grande importância no atendimento à gestantes, já que este é um momento importante na vida da mulher.

O atendimento durante a gestação, trabalho de parto e puerpério (pós-parto), tem como objetivo tratar algumas alterações comuns durante a gravidez ou prevenir qualquer disfunção inerente à esta condição, como: 

tranquilizar a gestante durante o trabalho de parto, diminuir a dor e reduzir o tempo de duração do mesmo, acelerar o retorno as condições não gestacionais e a atividades diárias, além de reabilitar as complicações apresentadas no puerpério. 



Como a fisioterapia pode ajudar?

A fisioterapia vai atuar através de orientações sobre as modificações ocorridas durante a gestação, estimular a relação mãe-bebê, prevenir e diminuir complicações osteo-musculares, principalmente: dor lombar, cervical e no punho, orientações posturais, treinamento de equilíbrio e força muscular, prevenir ou melhorar os sintomas urinários, como a incontinência urinária, prevenir problemas circulatórios, edemas e varizes, ajudar no controle de peso, pressão arterial e diabetes, treinamento de técnicas para o trabalho de parto, favorecer a amamentação, facilitar a recuperação do pós-parto e melhorar a auto-estima.
Estudos relatam que a atividade física segura e com acompanhamento do profissional qualificado, garantem controle do peso corporal e melhora do condicionamento físico da gestante. 

Contatos:
Av. Dr. Moraes Sales, 2174 - Nova Campinas, Campinas - SP, 13100-201 - Telefone: (19) 3307-8064

Fisioterapêuta: Dra Érica Duarte Fabrin

Um comentário:

  1. Li, que mamãe consciente que a Maria tem! Conhecendo vc não seria diferente!! vc está ainda mais linda. bjs

    ResponderExcluir